Yakisoba (yakibifum) de legumes

yakissoba-1
Yakibifum! Yakisoba com macarrão de arroz. Almoço de hoje já virou post.

Está frio, chovendo e eu só tirei o pijama na hora do almoço. E isso porque tinha um convidado, o marido vem almoçar em casa! Opa! Tenho uma cobaia! Fico muito feliz em ter pessoas para experimentar minha comida. E esse mês eu vou ter muitos testes porque ele vem almoçar em casa quase todos os dias.

Estamos passando esse mês na Holanda a trabalho (dele), que fica do outro lado da rua, bem em frente! Acho isso incrível, é mais fácil chegar no trabalho do que na padaria. Eu vivi o transtorno do transito do Rio de Janeiro minha vida toda, fazia um zig zag naquela cidade de ônibus para trabalhar e fazer a faculdade. A gente acaba tendo uma segunda vida dentro do transporte. Quando conseguia sentar era só alegria, dava para sacar um livro e até dormir! Quando ficava em pé era aula em áudio no mp4. Mas as vezes dava para jogar uma conversa fora, porque você faz grandes amizades com o trocador, com a pessoa que espera o mesmo ônibus no ponto todos os dias com você, com a moça que faz faxina na casa da sua mãe e está sentada lá no fundo. Bom, ele está perdendo essas grandes aventuras…

Voltando para o almoço, hoje teve yakissoba de legumes com macarrão sem glúten. Já fiz esse yakissoba antes, então não tem aquela mesma emoção do primeiro teste, mas a gente acaba melhorando um pouquinho a cada vez.

Ainda quero experimentar fazer com sobá, um macarrão feito de trigo sarraceno. O trigo sarraceno também não tem glúten e esse é o macarrão mais usado no yakissoba tradicional.

Sugestões para o preparo é fazer o macarrão conforme a embalagem, sem cozinhar muito. E acerte o shoyu no final se necessário também (usei um shoyu com menos sódio). Usei óleo de coco para refogar, mas fique a vontade para usar outro. Apenas o óleo de gergelim no final que realmente faz diferença.

 
yakissoba-2

yakissoba-3

yakissoba-4

yakissoba-5

Yakisoba (yakibifum) de legumes

By October 8, 2014

Ingredients

Instructions

Corte as vagens, o brócolis e a cenoura em rodelas finas. Não deixe a vagem muito pequena e nem o brócolis muito grande.
Corte o repolho bem fino.
Pique meia cebola.
Aqueça o óleo de coco em uma frigideira grande  e alta e doure a cebola. Depois despeje a vagem, o brócolis e a cenoura cortada. Mexa com uma colher de pau sempre para não queimar e refogue até que fiquem macios (mas não muito). Quando estiver quase no ponto acrescente os champignons e continue mexendo.
Por último acrescente o repolho e a pimenta preta. Mexa até que ele murche.
Em um copo, misture o shoyo, a água, o açúcar e o gengibre.
Acrescente o macarrão de arroz (cozido conforme embalagem) aos legumes e por cima a mistura do shoyo.
Misture bem soltando o macarrão.
Desligue o fogo e acrescente o óleo de gergelim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>