Thai yellow curry com tofu e vegetais

tofu_curry

Comi um green curry com tofu e vegetais em um restaurante tailandes mês passado na minha viagem para Holanda e fiquei morrendo de vontade de refazer em casa.

Como eu não via vendendo green curry no mercado perto de onde morava no Rio, usei nessa receita o curry amarelo que sei que é mais comum e eu também adoro.

Minha impressão em Amsterdam é que existe mais comida típica de todo o resto do mundo do que da própria Holanda. Até cafeteria brasileira eu achei. Comida típica holandesa mesmo que eu vi foi pão com manteiga e chocolate granulado. Eu não acreditei que as pessoas comiam aquilo quando vi na embalagem de granulado no mercado, mas um dia esperando o trem eis que um menino sentado do meu lado prepara a iguaria no próprio colo… Era verdade!

tofu_curry1

Mas voltando ao curry. Não sei se você também sofre desse mal e sempre que comem algo gostoso na rua presta atenção nos mínimos detalhes e fica pensando como refazer em casa. Tirei foto das especificações do menu e só não “aluguei” o pessoal do restaurante para mais detalhes porque estava muito cheio e eu não falo nada de holandês para me arriscar.

Eu não me contive e comprei também a pasta de Green Curry. Quem gosta de tempero picante e puxado no alho tente achar que é muito bom. Para fazer green curry com essa receita é só substituir o curry em pó pela pasta de green curry a gosto.

tofu_curry2

A receita envolve alguns passos mas não é nada difícil. Quatro panelas: Uma para preparar o tofu, outra para os vegetais, outra para o molho e outra para o acompanhamento que normalmente é arroz branco. Dessa vez eu troquei o arroz branco pela quinoa.

tofu_curry4

Thai yellow curry com tofu e vegetais

By November 7, 2014

Ingredients

Instructions

Pique o tofu em cubos. Aqueça uma panela com o óleo de gergelim. Junte uma colher de chá de curry em pó e 1/2 colher de chá de pimenta caiena. Frite um pouco e despeje o tofu. Tempere com sal e frite por alguns minutos. Junte a castanha de caju, misture bem e reserve.

Em outra panela misture 200ml de leite de coco, 150ml de água, 5 colheres de sopa de pure de tomates, 1 colher de sopa de curry em pó, 1/2 colher de sopa de pimenta caiena em pó e sal. (Se quiser menos picante coloque menos pimenta). Cozinhe até reduzir um pouco.

Corte a cenoura, os champignons e as vagens. Cozinhe a cenoura e a vagem com sal e pouca água (tampe a panela para que cozinhe no vapor). Depois junte os champignons.

Misture o molho, o tofu com a castanha e os legumes com champignons em uma mesma panela.

Sirva com arroz branco ou quinoa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>