Thai kebab tofu! Com molho tailandês de amendoim.

peanutsauce
Espetinho de tofu com molho picante de amendoim (thai peanut sauce). É felicidade garantida!

Na primeira semana aqui em Amsterdam meu marido e eu fomos jantar em um restaurante tailandês. Fiquei enlouquecida com o thai kebab tofu. Eu nunca tinha experimentado um molho de amendoim antes. Era quente, picante e adocicado. E o tofu era macio mas com casquinha.

Meu kebab tofu veio muito bem servido: Três espetinho grandes com muito, muito molho! Eu quase lambi o prato tentando descobri o que tinha nele, mas precisava guardar espaço no estomago para o Green Curry que ainda estava por vir (e que espero em breve postar aqui também).

No dia seguinte estava eu no mercado comprando manteiga de amendoim para começar os teste. Experimentei algumas receitas da internet mas nenhuma delas era o que eu tinha comido. Parece que cada um tem uma receita diferente desse molho e eu precisava chegar naquele! Então fiz minhas adaptações. Panelinha no fogo, ingredientes a mão e mais um teste de molho de amendoim! Quase o caldeirão da bruxa: Mais uma colherada disso, acerta aquilo, experimenta de novo e… Voilà! Thai peanut sauce!!! Não é a receita original do restaurante, mas ficou muito bom! E ainda mais simples do que as que eu vi antes.

peanutsauce1

Foram alguns testes, então eu tive que experimentar o molho com outras coisas também para não viver a base de espetinho de tofu (o que não seria nenhum sacrifício). Eu gostei também com legumes cozidos no vapor, com tortilhas de milho e com rolinhos primavera.

thaitofukebab

Depois do tofu pronto é só jogar uma generosa porção de molho ainda quente nele.

thaitofukebab1

A manteiga de amendoim para essa receita tem que ser sem açúcar. Tem uma receita de manteiga de amendoim aqui no blog: http://dicaveggie.com/pasta-de-amendoim/
Eu usei agave no molho (porque tem baixo índice glicêmico), mas você pode substituir por açúcar mascavo (coloque um pouco menos da medida da receita). Caso não tenha óleo de gergelim para o tofu use outro como o de girassol, que não tem gosto forte.

Thai kebab tofu! Com molho tailandês de amendoim.

By October 13, 2014

Ingredients

Instructions

Para o molho:
Misture todos os ingredientes em uma panelinha. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que misture completamente (menos de 10 minutos).
Para o tofu:
Corte o tofu em retângulos de um dedo de espessura.
Aqueça uma frigideira antiaderente com 1 colher de sopa de óleo de gergelim.
Distribua o tofu na frigideira, tempere com sal e doure todos os lados.

Espete o tofu no palitinho e sirva com o molho quente por cima.

2 Responses to Thai kebab tofu! Com molho tailandês de amendoim.

  1. CCJr

    Olá! Hoje achei este site e gostei muito das receitas!
    Dúvida em relação a esta, em especial: posso substituir o agave por açúcar, melado ou açúcar cristal?

    • raquelrivello

      Sim, pode! Eu usaria açúcar mascavo, mas vai ficar bom com qualquer uma das opções ;)
      Abraços,
      Raquel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>