Pizzas veganas

margheritaveg

Hoje o almoço teve cara de lanche e aproveitei para tirar umas fotos e fazer esse post com algumas dicas de pizzas veganas para desmistificar esse assunto. Algumas com queijo vegetal e outras sem queijo.

O bom de comer em casa é que podemos fazer tudo da nossa maneira, ter completo controle dos ingredientes que não gostamos e dos que adoramos. E isso é uma enorme vantagem quando se fala em pizzas, já que ainda são raros os restaurantes que oferecem versões sem laticínios.

Eu já tinha alguns ingredientes com cara de pizza em casa e resolvi aproveitar. Aqui na Holanda é fácil encontrar variedade de queijos e carnes vegetais em lojas especializadas. No Brasil eu conheço o queijo vegetal Mandiokejo, mas nunca experimentei. Particularmente prefiro as pizzas veganas sem queijo, já meu marido gosta.

vegabond2

Para pizzas tradicionais eu sugiro comprar um bom queijo vegetal e fazer a substituição. Claro que nunca será uma pizza de quatro queijos. Por isso eu sugiro também que experimente novas combinações de molhos, vegetais e especiarias até que encontre a que melhor te satisfaça.

Tem uma receita de queijo vegetal tipo “catupiry” aqui no blog que caí muito bem com a Margherita: http://dicaveggie.com/queijo-tipo-catutpiry/

A receita da massa que costumo fazer também está aqui no blog, é uma receita básica para pães e pizzas veganas: http://dicaveggie.com/receita-basica-de-pao/
Se preferir, pode substituir metade da farinha da receita por farinha integral.

Mas hoje eu não fiz a massa da pizza. Passei no mercado e procurei um disco de pizza. O mercado aqui é enorme, eu acho até carne vegetariana tipo presunto, só não acho massa de pizza pronta! Ok, peguei o pão pita pré assado mesmo. Abri ao meio e cada banda do pão virou um disco de pizza daquelas brotinho. Era o que tinha para hoje… Mas algumas pizzas do post foram feitas antes com a massa que disse.

Essa Margherita aqui em baixo foi feita com a receita da massa aqui do blog e com o queijo tipo catupiry que falei. Eu gosto de pizza fria, mas não com esse queijo.

margherita

E essa é a Napolitana de hoje, com o presunto e queijo vegetal comprado pronto. Também teve Margherita com esse queijo, é a foto do início do post.

napolitana

A Margherita e a Napolitana são as versões “fakes” das tradicionais. Recomendo que tente outras pizzas se não tiver um bom queijo vegetal para fazer essas adaptações.

Hoje também teve de champignons com alcaparras: Uma generosa porção de molho de tomates com azeite extra virgem, champignons frescos, alcaparras e pimenta preta. Mas não precisa ser o champignons fresco se não tiver e também pode trocar a alcaparra por azeitonas.

pizza_champignons

A próxima é a de Tofu com milho, tomate e alcaparras. Espalhe o molho de tomates com azeite no disco de pizza. Amasse com um garfo o tofu e tempera com curry, sal, pimenta, azeite e orégano. Espalhe o tofu sobre a pizza e por último coloque o tomate em cubos, o milho cozido no vapor e as alcaparras (que pode ser substituída por azeitonas).

pizzatofu

E essa é a de Proteína Texturizada de Soja com páprica picante. Fica muito boa e é bem simples de fazer. Se não conseguir a páprica picante use a páprica doce mais pimenta caiena. Eu costumo ter esses temperos em pó sempre em casa, especiarias é o segredo da cozinha vegetariana.

pizza-pts

Essas foram algumas dicas de pizzas. Ainda tem muitas outras como rúcula e tomate seco, alho e óleo, berinjela, pimentões, seitan, alcachofra… Não subestime uma pizza vegana ;) Tem muitas combinações para serem exploradas!

Pizzas veganas

By October 28, 2014

Allergens : , ,

Instructions

Margherita:
Espalhe o molho de tomates sobre o disco de pizza, espalhe logo depois 1 a 2 colheres de sopa de azeite. Cubra com queijo e por cima distribua as rodelas de tomates. Leve para assar. Depois de assada distribua folhas de manjericão fresco e a pimenta preta.

Napolitana:
Espalhe o molho de tomates sobre o disco. Espalhe o azeite sobre o molho. Rale o queijo vegetal sobre a massa. Pique o presunto vegetal sobre o queijo e distribua o tomate em rodelas.
Esfregue o manjericão seco entre as mãos ao colocar por cima da massa (apura o sabor).

Champignons e alcaparras:
Espalhe uma generosa camada de molho de tomates sobre o disco. Espalhe o azeite sobre o molho. Distribua os champignons por toda a pizza. Espalhe bastante alcaparras (ou azeitonas). Tempere com a pimenta preta e leve para assar.

Tofu, milho, tomate e alcaparras:
Distribua o molho de tomates sobre o disco.
Em um recipiente, amasse bem o tofu com um garfo. Misture o curry, o azeite, a pimenta preta, o orégano e o sal a gosto. Espalhe o tofu temperado sobre a pizza. Espalhe o tomate cortado em cubos, o milho e as alcaparras

PTS e páprica:
Hidrate a PTS em água fervente por 15 minutos. Escorra bem (pressione contra uma peneira com uma colher). Tempere bem com páprica picante, pimenta preta, orégano, azeite e sal.
Misture o molho de tomates com a PTS temperada e espalhe no disco de pizza.
Espalhe o palmito a gosto e leve para assar. Despois de assada espalhe folhas de manjericão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>