Panforte integral vegano

panforte2

Testes para o Natal! Panforte é um doce italiano de frutas e castanhas que tem cara de festas de final de ano, mas que também acompanha muito bem um chá ou café da tarde.


panforte

O panforte é um doce toscano, um tipo de bolo de frutas denso que se faz dissolvendo açúcar em mel e adicionando posteriormente um mix de frutas com castanhas, farinha e especiarias. Depois é assado e coberto com açúcar.

Essa receita é feita com melado, açúcar cristal orgânico e farinha de trigo integral. A farinha de trigo pode ser substituída por uma farinha sem glúten se necessário.

panforte4

É importante forrar a forma com papel de arroz nessa receita porque o doce gruda mesmo! E o papel de arroz vira a base do panforte. Papel manteiga pode não ser uma boa experiência. ;)

Panforte integral vegano

By November 22, 2014

Ingredients

Instructions

Pique as nozes e os figos secos.
Junte as frutas, as nozes, as amêndoas, a canela em pó (cacau e cravo da índia também se desejar), uma pitada de sal e a farinha. Misture bem e reserve.

Unte um tabuleiro pequeno e forre com o papel de arroz (parte de baixo e laterais). Reserve.

Em uma panela, misture o melado, o açúcar e o óleo de coco. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até que o açúcar esteja completamente dissolvido no melado e comece a formal uma calda.
Desligue o fogo e misture o mix de castanhas e frutas com farinha e especiarias. Misture rapidamente até que toda a farinha esteja úmida.
Distribua essa massa no tabuleiro forrado com papel de arroz. Pressione uniformemente a superfície de toda a massa com o fundo de um copo de vidro.
Não demore nesse processo porque a massa fica dura quando esfria.

Leve para assar em forno pré aquecido a 150°C por aproximadamente 40 minutos.

Espere esfriar para desenformar e cortar.

Depois de desenformado, polvilhe açúcar branco por cima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>