Pain de campagne. O pão rústico francês.

IMG_591833 dv

Cheiro de pão quentinho na cozinha! Devo confessar que sou apaixonada por pães e aqui na França é pão por toda parte o tempo todo. Deixa tudo mais gostoso e mais bonito.

Estou precisando atualizar algumas novidades aqui no blog. Estou novamente na França e mês passado meu marido e eu aproveitamos para conhecer a Itália. Bom, inevitável, as próximas receitas serão um tanto mediterrâneas! Também tenho muita novidade sobre os gelatos italianos veganos, mas vou deixar para um próximo post!

Por enquanto vamos falar desse pão lindo e rústico daqui que embeleza as prateleiras de todos os mercados, padarias e feiras: o pain de campagne. É um pão típico francês e tradicionalmente é feito com uma mistura de farinha branca e integral ou de trigo sarraceno.
Nessa receita eu usei a farinha de trigo semi integral T110 como a farinha principal e a farinha de trigo sarraceno. A receita também fica boa (até melhor), usando a farinha branca como principal.

Ele é ótimo para antepastos e acompanhar pratos principais (aquele estilo europeu de servir uma cestinha de pães em todas as refeições). Uma delícia e sem falar que o cheiro de pão assando é nostálgico. Lembra lanche da tarde, café fresquinho e casa de mãe. Minhã mãe fazia cada massa! Doce, salgada, recheada, de todo tipo! A mesa do lanche parecia que era festa da padaria.

Minha mãe imigrou da Espanhã para o Brasil. Eu nasci brasileira e cresci a base de bocadillo e empanadas. Fui uma criança feliz!

Essa cultura do pão é muito forte na Europa (a primeira escola de padeiros foi em Roma!). E aqui na França é só colocar o pé fora de casa que uma baguette imediatamente surge na sua frente sendo carregada nos braços de alguém ou numa cestinha de bicicleta.

IMG_5941331 DV

Pain de campagne. O pão rústico francês.

By June 1, 2015

Allergens : , ,

Ingredients

Instructions

Misture uma xícara de farinha de trigo com o açúcar e o fermento. Separe 1 xícara de água morna e adicione aos poucos mexendo com uma colher de pau até que forme uma pasta. Reserve o resto da água e deixe essa massa descansando por 15 a 20 minutos.
Junte o resto da água e o resto da farinha. Coloque aos poucos e misture com as mãos até que a massa esteja homogênea e desgrudando da mão (não deixe muito seca).
A quantidade de água depende da farinha usada.
Enfarinhe uma superfície e sove bem a massa por 15 minutos.
Molde uma bola, coloque dentro de uma vasilha e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quente por 1h (aqueça o forno um pouco se necessário) ou até que dobre de tamanho.
A umidade do ar e a temperatura faz diferença.
Depois molde o pão, enfarinhe a superfície, coloque em um tabuleiro untado e faça os cortes por cima. Deixe descansar por mais 1h e leve para assar em forno alto pré aquecido por aprox 30 min.
Coloque um recipiente com água na parte de baixo do forno enquanto assa para deixar o meio mais úmido.

2 Responses to Pain de campagne. O pão rústico francês.

  1. Eveyln

    Olá Raquel queria muito fazer esse pão, mas ficou dificil de entender. Aquela primeira pasta de água, farinha e fermento utilizamos onde depois?? Não ficou claro onde a pasta entra. Obrigada.

    • raquelrivello

      O restante dos ingredientes é adicionado nessa pasta de água, farinha e fermento mesmo, mas depois dos 15-20 minutos de descanso. Essa primeira etapa é apenas para ativar o fermento. (Depois de deixar descansando por uns 15 minutos você verá que essa pasta vai ficar um pouquinho inchada, com ar). ;)
      Abraços,
      Raquel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>