Focaccia integral sem glúten

facaccia1DV

Focaccia para o café da manhã, petisco ou antepasto. Essa foi feita com trigo sarraceno, sem glúten.

O trigo sarraceno é daquelas farinhas bem difíceis de crescer e o clima frio e seco daqui não estava ajudando. Quando é assim eu pré aqueço o forno, deixo numa temperatura morninha e coloco a massa para descansar alí. Fico no liga e desliga, e no abre e fecha o forno para manter uma temperatura suportável ao toque. Isso faz toda a diferença quando se faz massas caseiras no frio.

Mesmo assim essa massa com trigo sarraceno não vai crescer muito, mas vai ficar macia. Eu gosto dessa farinha pelo gosto e por ser sem glúten. Quem preferir pode usar a farinha de trigo integral ou ainda fazer a Focaccia típica italiana com farinha branca.

Focaccia integral sem glúten

By November 10, 2014

Ingredients

Instructions

Em um copo, misture as ervas em 1/4 de copo de azeite. Reserve.

Misture o fermento seco com o açúcar mais umas 3 colheres de sopa de farinha. Faça uma pasta com um pouco de água morna e deixe descansar por uns 20 minutos coberto com um pano. Se o clima estiver frio, deixe o forno morninho para descansar a massa.

Depois junte o sal, 1/2 copo de azeite, mais farinha e água morna aos poucos. Use no máximo 2 copos de farinha e 1 copo de água morna. A massa deve ficar mole, como se fosse massa grossa de bolo e não de pão, porém consistente. Se necessário acerte a água e a farinha.

Deixe descansar por 1h hora coberto por um pano (deixe no forno morninho, temperatura suportável ao toque).

Distribua a massa em um tabuleiro untado. Espalhe o azeite com as ervas do primeiro passo da receita sobre a massa no tabuleiro.
Distribua as azeitonas sem caroço fatiadas e os tomates fatiados a gosto. Polvilhe um pouco de sal e pimenta preta.
Deixe a massa descansar mais um pouco e leve para assar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>