Fettuccine fresco integral e vegano

IMG_3174 dv

Pasta caseira, integral e sem ovos. Para acompanhar: Molho de tomates com azeite, manjericão e queijo parmesão vegano de amêndoas.

A receita é muito simples, só dá um pouquinho de trabalho se você não tiver maquina para cortar a massa. Eu não tenho e cortei com a faca mesmo.

Fazer pasta é voltar a brincar de massinha, é muito bom. Tem que ignorar a cozinha e a roupa suja de farinha e curtir a receita, se não vira um estresse em vez da terapia gostosa que pode ser.

massa

Usei farinha integral, água, azeite e sal (receita no final). Sem mistérios! Mistura, faz a massa e deixa descansar na geladeira por 30 minutinhos. Depois abre bem fininho com um rolo e corta (também pode cortar em retângulos para fazer lasanha).

corte

Eu improvisei um cabinho de madeira na cozinha para deixar a massa secando. Pode usar uma colher de pau com as pontas apoiadas em algum lugar, só para pendurar a massa.

secando

Depois de pronta, pode manter na geladeira por uns 3 dias antes de cozinhar.

Essa pasta eu servi com molho de tomates, azeite, manjericão e parmesão vegano de amêndoas. Esse “queijo” é bem simples e gostoso, feito com amêndoas laminadas, levedura em flocos e sal. A levedura faz lembrar o gostinho de queijo e ainda é super saudável. Sempre que posso coloco por cima da minha comida. Bom, mas se você não conseguir a levedura em flocos, também pode usar a em pó em menor quantidade ou simplesmente bater as amêndoas com um pouquinho de sal e alho em pó, também fica muito bom. Mas se você usar a levedura em pó, vá com calma, ela em flocos é mais suave.

parmesao
x

Fettuccine fresco integral e vegano

By November 17, 2014

Ingredients

Instructions

Para a pasta:
Misture 1 copo de farinha com o sal, o azeite e 1/2 copo de água. Misture aos poucos com a mão. Acrescente aos poucos mais farinha e se necessário mais água até formar uma massa que desgrude dos dedos com facilidade.
Quando a "bola" de massa já estive formada, polvilhe farinha em uma superfície limpa e sove bastante.
Depois embrulhe a massa com um plastico e deixe na geladeira por 30 minutos.
Passado esse tempo, abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada. Coloque farinha por cima da massa também para ajudar a abrir. Estique bem, o mais fino possível e corte a pasta.
Passe mais farinha na massa cortada para que não grude umas nas outras. Deixe a massa secando pendurada em algum cabo de madeira.

Cozinhe a massa em água fervente com sal por uns 3 minutos. Escorra e sirva imediatamente com o molho que preferir. Também pode ser mantida na geladeira por 3 dias.

Parmesão vegano:
Macere as amêndoas laminadas com a levedura em flocos. Tempere com sal e alho em pó se desejar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>