Como preparar alcachofra: Antepasto, recheada e Tapenade.

alcachofra
Três dicas do que fazer com alcachofra: Antepasto, alcachofra recheada e Tapenade de alcachofra.

Alcachofra parece um bicho de sete cabeças mas não é! Demorei bastante até ter coragem de preparar eu mesma a alcachofra. No Brasil não se acha em qualquer mercado e ainda costuma ter um preço bem salgado.

Essas dicas aqui são bem simples, mas vai ajudar bastante quem nunca preparou alcachofra.

Comendo alcachofra:

Alguns pratos são preparados já com a parte do meio da alcachofra, o que descarta qualquer cuidado na hora de comer, já que só se usa a parte completamente comestível. Mas outra maneira de servir a alcachofra é a flor inteira cozida, e essa sim não se come toda.

A primeira impressão quando se começa a comer a flor “inteira” pela primeira vez é de um pouco de frustração, mas isso porque sempre se começa a comer por fora e o melhor está mais para o miolo dela, onde as folhas são mais carnudinhas e menos fibrosas.

A alcachofra servida inteira se come com a mão: Puxe uma pétala, passe no molho (se assim for servido) e raspe com os dentes a base da pétala. A parte fibrosa mais para ponta você descarta no cantinho do prato ;)

Preparando a alcachofra inteira:

Tem várias formas de preparo até mesmo para o mesmo prato com alcachofra, então não fique com medo de fazer à sua moda.

Primeiro a gente prepara a flor:
Lave a alcachofra,
Corte o talo deixando no máximo um dedo de distância da base da flor, suficiente para seguras as pétalas.
Retire as folhas pequenas da parte de baixo próximas do talo.
Corte as pontinhas das pétalas: Com uma tesoura retire as pontas das pétalas mais externas e com uma faca e sobre uma tabua, corte as pontas das pétalas do meio todas juntas. Esse passo é opcional, tem gente que acha bonito deixar as pétalas inteiras, mas quanto mais para ponta da pétala mais fibrosa ela será.
Vire a flor de cabeça para baixo e bata em uma superfície dura para as pétalas abrirem (e dar espaço para o recheio se for rechea-la).

Cozinhe a alcachofra:
Coloque em uma panela com água até metade da alcachofra e cozinhe por aproximadamente 30-40 minutos. Esse tempo é bem variado, a alcachofra estará cozida quando as folhas do meio soltarem com facilidade quando puxadas (mas cuidado para não cozinhar muito e deixar a flor se desmanchando sozinha).
Também pode ser cozida no vapor, mas eu nunca tentei e não sei quanto tempo levaria em média.
Retire da água e deixe escorrendo de cabeça para baixo.

Alcachofra para antepasto:
A alcachofra cozida já está pronta para ser servida com um molho. Sirva o molho em porções individuais e um pratinho para que os convidados possam colocar as pontas fibrosas descartadas de cada pétala.
Sugestão de molho:
-Azeite com vinagre, cebola e salsinha bem picadinhas.

Alcachofra recheada:
A parte prepare o recheio de sua preferência e recheie as alcachofras já cozidas (como no preparo para antepasto). Use uma colher para colocar o recheio entre as pétalas. Depois leve ao forno por poucos minutos.
Algumas opções de recheio:
-Quinoa cozida e temperada com azeite, tomate seco, ervas e parmesão vegano por cima (ou amêndoas laminadas. Tem receita de parmesão vegano aqui.)
-Pão picadinho misturado com azeite, alho e ervas.

Algumas pessoas recheiam a alcachofra antes de cozinha-la na panela com água, o que também depende do recheio usado. Além disso, também tem quem retire o miolo da alcachofra para rechear, mas eu acho um pouco arriscado se não conseguir retirar completamente.

alcachofra1

 

Depois que se tira todas as pétalas de fora ela fica que nem a próxima foto. Na verdade essa pontinha roxa ainda são pétalas e também podem ser retiradas e passadas em algum molho para comer. Quanto mais para o centro menos fibrosas as pétalas são, mas mesmo assim ainda descarta-se as pontas.

coraçaodealcachofra

coraçaodealcachofra1

No meio desse finalzinho da alcachofra é onde fica o famoso coração de alcachofra! A parte mais macia e gostosa dela, na minha opinião. Muitos pratos de alcachofra são feitos só com esse miolinho, que também é vendido em conserva.

Para chegar no coração da alcachofra você pode cortar todas as pétalas antes de cozinha-la ou esperar chegar nessa pontinha que quando puxada (torcendo levemente) se solta como uma tampa. O que veremos depois são uns fiapos que seria a flor da alcachofra. Esses fiapos precisam ser muito bem retirados (nem se aventure a colocar na boca!). Retire-os muito bem raspando com uma colher.

Depois de retirada as pétalas e os fiapos sobra o coração da alcachofra(foto abaixo).

coraçaodealcachofra2

Preparando o Coração de alcachofra:

Seu interesse pode ser simplesmente em chegar logo nesse miolinho mais carnudo da alcachofra. Você pode então descartar as folhas antes de cozinha-la: Com uma faca bem afiada corte o talo e as folhas bem rentes até chegar no miolo. Cozinhe e depois faça o passo a passo aqui de cima para tirar essas fibras da flor.

coraçaodealcachofra3

Essa parte da alcachofra pode ser  servida com massa, com algum molho por cima ou ainda fazer o Tapenade de alcachofra para comer com torradinha.

Tapenade de alcachofra:
Com esse miolo eu fiz Tapenade, uma pasta de provence que normalmente é a base de azeitonas pretas, mas usei as verdes.

Receita de Tapenade de alcachofra:
-Coração de alcachofra
-Azeitonas (preferencialmente pretas)
-Alcaparras
-Azeite
-Sal
-Macere todos esses ingredientes a gosto.

tapenade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Checagem anti-spam. (Digite apenas número)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>